SEXTA-FEIRA, 24-03-2017, ANO 18, N.º 6264
VOLKSWAGEN
Grupo VW lança nova marca: Moia
15:12 - 06-12-2016
O grupo Volkswagen apresentou a marca Moia. A nova marca do grupo alemão pretende concorrer com a Uber ou Cabify na criação de novos serviços de mobilidade que passam pelo desenvolvimento de uma gama completa de automóveis elétricos, pela condução autónoma e por soluções de mobilidade partilhada e carsharing.

As frotas da Moia irão utilizar os modelos existentes do Grupo Volkswagen, como o VW Transporter, mas serão a prazo substituídos por um novo veículo elétrico de seis a oito lugares, provavelmente construído com base na plataforma MEB.

O CEO da nova marca, Ole Harms, diz que o objetivo é fazer da Moia um dos três principais players entre os serviços de mobilidade. Numa primeira fase, a marca focar-se-á em serviços de shuttle e de táxi, após uma requisição através de uma aplicação para smartphone, à semelhança que faz a Uber. Harms diz que os preços serão aproximados aos que são praticados num transporte público.

Os primeiros modelos da Moia serão minibus VW Transporter, sendo que estes deverão ser substituídos por um modelo totalmente elétrico com seis ou oito lugares, a construir com base na nova plataforma MEB. Um concept desse carro será mostrado em 2017, segundo o responsável da Moia. Este projeto será dirigido pela divisão de comerciais da VW.

Este novo modelo terá um modo de condução autónoma e, em fase posterior, está prevista a aposta em carros sem condutor. Os primeiros protótipos autónomos deverão circular a partir de 2019. Harms espera que em 2021 já existam algumas cidades no mundo com frotas autónomas.

Sediada em Berlim, a Moia tem para já 50 funcionários, sendo que espera aumentar os seus recursos humanos para 200 pessoas até ao final de 2017.
Auto Foco

Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter

mais de VOLKSWAGEN

VOLKSWAGEN A VW acaba de confirmar a comercialização do T-Roc no continente americano, ficando apenas por anunciar se o SUV que se posiciona na gama abaixo do Tiguan vai manter o me
VOLKSWAGEN Chega ao mercado nacional esta segunda-feira (20) versão revista e atualizada do VW Golf, o modelo ‘best-seller’ alemão está disponível por preços que começam abaixo da