QUINTA-FEIRA, 20-07-2017, ANO 18, N.º 6382
Moçambique
Já há falsificação de idades nos jogos Desportivos Escolares Gaza – 2017
18:59 - 17-07-2017
Mesmo depois de grandes apelos da Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, há treinadores de algumas províncias que fizeram ouvidos de mercadores e levaram para o 13º Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares que decorrem na província de Gaza atletas com idades superior ao recomendado.

São no total cinco casos até agora detetado pelas equipas de fiscalização do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano que tem vindo a fazer pente fino na descoberta de alunos com idade falsificada.

A ministra do peloiro, Conceita Sortane reitera que não serão permitidos comportamentos desviantes por parte dos treinadores e não percebe os motivos de mesmo depois de se ter apelado o respeito pelas regras de jogos ainda existir professores que pautam pela viciação de idades dos seus alunos.

A ministra diz que medidas serão tomadas contra todo e qualquer professor que terá levado para os jogos atletas com idade superior. Aliás a fonte diz que como primeira medida apenas foram retirados das competições atletas encontrados com idades não recomendados e um trabalho de investigação esta sendo feito para se apurar a culpabilidade dos infratores.

A fonte lamenta existir algumas seleções escolares que estão desfalcadas depois da desqualificação dos atletas com idade superior terem sido desqualificados. Aliás apela que todos pautem por comportamentos positivos de modo a não manchar a prova.

«Não iremos tolerar comportamentos desviantes como consumo de álcool e outras atitudes nocivas, os professores, delegados e outros dirigentes devem servir de exemplo perante seus alunos na disciplina», frisou Conceita Sortante.

Quanto à questão logística, as autoridades garantem que tudo está sob controlo. Segundo a ministra, nos últimos dias, foram reportados alguns casos de lesões de atletas, mas que foram prontamente solucionados.

«Em cada posto que criamos temos um médico, técnicos e socorristas. Dependendo da situação, a Direção do Hospital Provincial manda especialistas para fazer frente a diversas enfermidades», afirmou a ministra.

Tirando o assunto de falsificação de idade por parte de alguns alunos, a fonte diz que o festival esta decorrendo dentro da normalidade exigida.

Recorda-se que a cerimónia de abertura do 13º Festival Nacional dos Jogos Desportivos foi orientado pelo Presidente da Republica que apelou a união, a troca de experiencia e o Flay Play de todos os participantes.
António Mavila, Maputo

Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter

mais de MOÇAMBIQUE

Moçambique O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou hoje que Moçambique precisa urgentemente de consolidar as finanças públicas, assinalando que o país enfrenta perspetivas económicas difíceis, apesar da melhoria de alguns indicadores. «As discussões de
Moçambique As cadeias moçambicanas albergam atualmente 11.800 reclusos acima da capacidade máxima, que é de 8.200, indicam dados do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), divulgados esta quinta-feira pelo diário Notícias. Dados fornecidos pelo SERNAP, dura

destaques