DOMINGO, 25-06-2017, ANO 18, N.º 6357
Nélson Santos, treinador do Costa do Sol
Moçambola
Costa do Sol derrota Liga (3-1) em jogo polémico e é novo líder
19:41 - 18-06-2017
Três expulsões, uma grande penalidade, muita confusão – incluindo invasão de campo por elementos estranhos ao jogo - uma chuva de cartões amarelos, um árbitro intranquilo e um jogador (o avançado canarinho Isac) no cerne da partida, eis, resumidamente, o que se viveu, este domingo, no Estádio Nacional do Zimpeto, no polémico desafio em que o Costa do Sol derrotou a Liga Desportiva de Maputo por 3-1 e assumiu o comando do Moçambola.

A equipa beneficia também da derrota da União Desportiva do Songo, que comandava o Moçambola, por 0-2, no sábado, frente ao 1.º de Maio de Quelimane.

Num lance em que o guarda-redes da Liga Desportiva, Quino, aparentemente, agride Isac com uma cotovelada – ou estão Isac, astuto, ludibria o árbitro –, o juiz Filimão Filipe assinala, correctamente, uma grande penalidade. Porém, equivoca-se ao expulsar Quino, quando devia ter sido uma admoestação, de forma a não punir duplamente o prevaricador e, consequentemente, a equipa.

O facto gerou muita confusão e, até, a Liga chegou a ensaiar um abandono do campo, mas acabou por prevalecer o bom senso, marcando-se o penalty que permitiu ao Costa do Sol chegar ao 2-1, por Lineker. Antes, havia aberto a contagem por Loló, tendo Sonito, claramente em posição irregular, empatado (1-1).

Próximo do final da contenda, e depois de o árbitro ter expulsado Telinho, irrefutavelmente o jogador mais inconformado da Liga, e o canarinho Loló, Isac – sempre ele – entra outra vez em cena, agora com uma obra de arte: repentinamente desmarca-se, tira um defesa do caminho e remata secamente para o 3-1, ante o desespero do guarda-redes Milagre, chamado à baliza após a expulsão de Quino.

No outro jogo realizado este domingo, também a contar para a 16.ª jornada, Ferroviário de Nacala recebeu e venceu Clube do Chibuto por 2-0.

Resultados da 16ª jornada:
Liga Desportiva de Maputo-Costa do Sol 1-3
Ferroviário de Nacala-Clube do Chibuto 2-0
Ferroviário de Maputo-Maxaquene 1-2
1° de Maio de Quelimane-UD Songo 2-0
Ferroviário de Nampula-ENH de Vilankulo 0-0
Chingale de Tete-UP Niassa 2-0
AD Macuácua-Textáfrica 0-3

Classificação: Costa do Sol 33 pontos; UD Songo 32; Ferroviário de Maputo 27; Liga Desportiva e Ferroviário de Nacala 25; Ferroviário de Nampula 21; Desportivo de Nacala e Ferroviário da Beira (ambos menos um jogo) e Clube do Chibuto 20; ENH de Vilankulo 19; 1° de Maio, Textáfrica, Maxaquene e UP Niassa 18; Chingale 16 e AD Macuácua 12 pontos.


Alexandre Zandamela, Maputo

Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter

mais de MOÇAMBOLA

Moçambola A União Desportiva do Songo está de volta a liderança do Moçambola. A vitória por 1-0, esta quinta-feira, diante da Liga Desportiva de Maputo, em jogo da 17ª jornada, fez com a que a equipa da vila do Songo regressasse ao comando em troca com o Costa
Moçambola Rogério Gonçalves será anunciado esta sexta-feira como o novo treinador do Ferroviário da Beira em substituição de Aleixo Fumo. A equipa chega ao princípio desta noite à Beira, proveniente do Sudão, onde terça-feira perdeu com o El Merreikh por 1-

destaques