TERÇA-FEIRA, 27-06-2017, ANO 18, N.º 6359
Moçambique
Presidente da República confia num estreitamento de relações com a Holanda
17:57 - 19-05-2017
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, confia num estreitamento de relações comerciais e de cooperação com a Holanda, referiu durante uma visita oficial ao país que hoje termina.

«Os fluxos comerciais têm aumentado significativamente. Estamos confiantes de que, com a plena exploração do potencial existente, vamos inaugurar uma nova página de crescimento e progresso dos nossos países», disse Nyusi, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

O chefe de Estado falava na quinta-feira, no encerramento de um fórum de negócios entre os dois países, mas já na quarta-feira tinham sido passados em revista os projetos de investimento que a cervejeira Heineken e a petrolífera Shell estão a preparar para Moçambique.

Quanto ao que está no terreno, Nyusi apontou que nos últimos seis anos foram aprovados 25 projetos de origem holandesa que criaram perto de mil postos de trabalho em Moçambique.

Ao nível das trocas comerciais, entre 2011 e 2015 as exportações para a Holanda totalizaram cerca de 4,5 mil milhões de dólares e as importações cifraram-se em cerca de três mil milhões de dólares.

Na área da cooperação, a Holanda deverá prestar apoio na gestão de águas em Moçambique, tanto ao nível do abastecimento como de infraestruturas de escoamento.

Durante a visita oficial de três dias de Filipe Nyusi, Moçambique e Holanda assinaram ainda memorandos sobre cooperação marítima, conceção do porto comercial de Palma e melhoria de portos terciários.
Lusa

Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter

mais de MOÇAMBIQUE

Moçambique A consultora financeira Palomar considera que o relatório da Kroll sobre a dívida oculta em Moçambique ´tem falhas, está incompleto, e contém uma série de afirmações enganadoras e erradas´, lamentando não ter colaborado no processo. «Apesar da ofe
Moçambique O número de transações financeiras através de telemóvel em Moçambique aumentou sete vezes no último ano, em comparação com 2015, de acordo com dados do banco central consultados pela Lusa. O Banco de Moçambique registou 21,3 milhões de transações

destaques