TERÇA-FEIRA, 28-06-2016, ANO 17, N.º 5995
Final do campeonato de basquetebol adiada para o próximo fim de semana
São Tomé e Príncipe Agendada para a tarde do passado domingo, às 15.00 horas locais, no parque do Ex-Snécia, a final do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, entre Desportivo e Kotas, foi adiada devido ao mau tempo que se fez sentir na no país na manhã de domingo. Por isso, a federação santomense da modalidade optou por remarcar o jogo para o próximo fim de semana. Recorde-se que esta será a primeira vez que as duas equipas vão defrontar-se no jogo decisivo.
Graça Machel conversa com adolescentes sobre situação das crianças em Moçambique
Moçambique Graça Machel, Fundadora da Graça Machel Trust (GMT) e presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunicade (FDC), esteve, esta segunda-feira, à conversa com duas dezenas de adolescentes, «sobre a situação das crianças em Moçambique», tendo, na ocasião, auscultado as suas principais preocupações e pontos de vista sobre as intervenções prioritárias no país, no quadro da implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro teve lugar nas instalações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Maputo, tendo participado adolescentes líderes de vários grupos, incluindo produtores de programas de rádio e televisão, Parlamento Infantil, Clube das Raparigas e Escola de Liderança. «Os adolescentes também são membros válidos da sociedade, fontes de esperança para um futuro no qual vale a pena investirmos», disse Graça Machel, antiga primeira-dama de Moçambique. A GMT e a UNICEF firmaram, a nível regional, uma parceria em que se definem as bases da relação institucional entre as duas organizações, «na assistência aos desafios enfrentados pelas crianças nos países envolvidos e acções necessárias para responder-se aos mesmos desafios, em particular a alocação de recursos nacionais».
Brasileiro detido com 93 cápsulas de cocaína no estômago
Cabo Verde Um cidadão brasileiro, de 28 anos, foi detido no aeroporto internacional Cesária Évora, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, transportando 93 cápsulas de cocaína no estômago. Segundo a imprensa cabo-verdiana, o homem foi detido no sábado pelo Departamento de Investigação e Combate ao Tráfico de Drogas e Criminalidade Organizada da Polícia Judiciária de São Vicente, no âmbito de um plano operacional denominado `Verão sem Drogas´. Foi também detido um cidadão cabo-verdiano, de 30 anos, que estava na ilha de São Vicente para receber as cápsulas. Os dois homens serão presentes, nesta segunda-feira, ao Tribunal de São Vicente para conhecerem as medidas de coação.
Fer. da Beira perde (0-2) em casa nas meias finais da Taça da Liga BNI; Maxaquene empata em Nacala
Moçambique A Liga Desportiva de Maputo LDM) venceu, fora de portas, o Ferroviário da Beira (0-2), na partida mas importante da primeira mão das meias-finais da Taça da Liga BNI. Os golos da LDM foram marcados por Andro, aos 43 minutos, e Mário (67). Em Nacala, o Ferroviário local, vencedor da primeira edição, não foi para além de um empate (1-1), na receção ao Maxaquene. Os Locomotivas chegaram-se à frente por intermédio Chelito, aos 77 minutos, porém, o Maxaquene chegaria ao empate, através de Luckman, já no período de compensação (90+1). Importa referir que cada uma das quatro equipas que participam nas meias-finais desta prova receberam 75 mil meticais (1070 euros) pela qualificação para as meias-finais. Os jogos da segunda mão estão marcados para setembro.
Confirmada participação na Cimeira Económica China-África, em Pequim
Guiné-Bissau A Guiné-Bissau vai participar na próxima Cimeira Económica China-África, que vai decorrer em Pequim até final do ano, garantiu, na passada sexta-feira, em Bissau, o primeiro-ministro guineense Baciro Djá. A confirmação da presença da Guiné-Bissau na cimeira foi transmitida ao embaixador da China no país, Wang Hua, durante uma audiência em que foram ainda abordados assuntos ligados às relações de cooperação entre os dois países. O embaixador realçou ainda a importância da presença da Guiné-Bissau em Pequim «para o desenvolvimento do país, concretamente nos sectores da agricultura, saúde, educação e infra-estruturas». Para quem não sabe, a China é o maior investidor estrangeiro no continente africano.
PR moçambicano na cimeira da SADC no Botswana
Moçambique O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, vai participar, esta terça-feira, na cimeira da `troika´ da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Gaberone, capital do Botswana, informa comunicado da Presidência. Nesta deslocação ao Botswana, na qualidade de Presidente do Órgão da SADC para Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, Filipe Nyusi estará acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, além de altos quadros do executivo. A cimeira vai debruçar-se sobre a situação política dos países da SADC e avaliar a aplicação das decisões da sessão anterior, com especial destaque para a crise política no Lesoto.
Seleção feminina de andebol no grupo A do campeonato africano
Angola A selecção angolana sénior feminina de andebol está no grupo A da campeonato africano da modalidade, competição que Angola irá acolher entre 27 de novembro e 8 de dezembro. O sete angolano treinado por Filipe Cruz, vai estrear-se diante da Costa do Marfim. Fazem parte ainda do grupo A as selecções da República Democrática do Congo (vice-campeã) Camarões e Senegal. Já o grupo B é integrado pela Tunísia (campeã), Argélia, Congo, Guiné Conacri e Egipto. Esta será a terceira vez que Angola acolhe a prova, depois de 1985 e 2008.
Caixão Grande, Sporting Praia-Cruz e Trindade partilham liderança do campeonato
São Tomé e Príncipe Caixão Grande, Sporting Praia-Cruz e Trindade FC partilham a liderança do campeonato são-tomense da 1.ª Divisão, ao vencerem os respectivos adversários, em concreto Riboque, UDRA e Ké Morabeza, em jogos da quarta jornada, realizada este fim de semana na ilha de São Tomé. No desafio cabeça de cartaz da ronda, o Sporting Praia-Cruz venceu tangencialmente a UDRA, por 1-0, golo de Agapito já no período de descontos. Já o Caixão Grande recebeu e venceu (3-1) o Riboque, com Maki, Yure e Hermane a marcarem para os da casa - o camaronês Akay foi o autor do golo de honra dos riboquinos. Resultados da quarta jornada: Sporting Praia Cruz-UDRA, 1-0 Caixão Grande-Riboque, 3-1 Bombom-Monte Café, 0-0 Folha Fede-Aliança Nacional, 1-2 Santana-Correia, 1-2 Ké Morabeza-Trindade FC, 0-1
Nações Unidas financia com 11,1 milhões de dólares projeto de pesca em Angola
Angola Este projeto de apoio à pesca continental e aquicultura comunal, que vai beneficiar cerca de 15 mil pessoas, foi hoje lançado em Luanda com o objetivo d reduzir a pobreza no meio rural. O projeto, no valor de 12,1 milhões de dólares e financiado com 11,1 milhões de dólares pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas, com a contribuição de um milhão de dólares do Governo angolano. A ministra das Pescas de Angola, Vitória de Barros Neto, disse que ainda estão a decorrer negociações para um aumento da verba, para além dos 12,1 milhões de dólares, tendo já sido identificado o cofinanciador. Vitória de Barros Neto afirmou que o projeto vai apoiar cerca de 15 mil pessoas, 10 mil pescadores e 5 mil mulheres processadoras e comerciantes. «Esperamos que depois da implementação do projeto pelo menos 4300 famílias tenham saído da pobreza extrema», avançou a governante sobre o projeto que será executado em cinco anos e que visa reforçar a capacidade institucional, melhorar a participação das comunidades na economia, aumentar a quantidade e qualidade na produção de peixe e melhorar as infraestruturas para a sua comercialização.
Moeda única na CEDEAO deverá ser lançada em 2020
Guiné-Bissau A Comunidade Económica dos Estados da África de Oeste (CEDEAO), da qual faz parte a Guiné-Bissau, prevê lançar uma moeda única para os 15 países membros em 2020. De acordo com o relatório do Conselho de Convergência da CEDEAO, o projeto foi aprovado durante a 24.ª reunião do Conselho de Ministros e governantes. Segundo a ANG Notícias, antes da circulação da moeda única prevê-se ainda a implementação de um programa económico e a criação de um banco central da organização. A CEDEAO foi criada em maio de 1975, pelo tratado de Lagos, pelos quinze países da África de Oeste, nomeadamente Benim, Burquina, Costa do Marfim, Gambia, Gana, Guiné Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra-Leoa, Togo. Cabo Verde juntou-se à comunidade em 1976.
Ferroviário e Costa do Sol quase na final do nacional de basquetebol em seniores femininos
Moçambique Ferroviário e Costa do Sol, ambos da cidade de Maputo, ganharam vantagem para se apurarem para a final do Campeonato moçambicano de basquetebol em seniores femininos ao derrotarem o Maxaquene e A Politécnica, respectivamente em jogos das meias-finais disputados ontem. No primeiro jogo, o Ferroviário de Maputo venceu o Maxaquene por 58-56. A avaliar por aquilo que tinha sido a fase de grupos, esperava-se uma partida fácil das locomotivas, até porque na fase regular tinha batido as tricolores por 61-33. Neste desafio foi bem diferente, o Maxaquene venceu nos dois primeiros períodos (22-12 e 34-31), mas a partir do terceiro período perdeu fulgor e foi superado no marcador nos últimos segundos. O triunfo do Costa do Sol, por 61-41, foi bem mais fácil e neste jogo até se esperava vida difícil para as canarinhas depois de terem sido derrotadas pelas universitárias na fase regular. As canarinhas, bem comandadas por Deolinda Ngulela, estiveram sempre em vantagem (15-11; 31-23; 47-38; 61-41). Se vencerem na próxima meia-final, disputada à melhor de dois jogos, Ferroviário e Costa do Sol qualificam-se para final a ser jogada num play-off a melhor de três.