TERÇA-FEIRA, 09-02-2016, ANO 17, N.º 5855
Basquetebol: Nasir Salé quer ganhar todas as provas no Ferroviário da Beira (fotos)
Moçambique Nasir Salé, que aceitou o desafio de voltar a treinar uma equipa masculina 17 anos depois, diz que quer vencer todas as provas. Salé foi apresentado esta tarde aos atletas e adeptos como novo treinador da equipa sénior masculina do Ferroviário da Beira, pedindo a união de todos para que o trabalho a desenvolver nos locomotivas beirenses tenha sucesso. «Vamos trabalhar no sentido de mudarmos os resultados da época passada, mas para tal a união é a base fundamental», disse Salé no seu primeiro contacto com Imprensa moçambicana. Segundo Carlos Crispim, segundo vice-presidente do Ferroviário, Salé vai ainda coordenar todos os escalões a serem movimentados no clube. «Este ano vamos reformular toda a estrutura do basquetebol no clube, vamos reduzir o número de atletas e firmaremos acordos com outros clubes cedendo alguns atletas. Queremos melhorar a comunicação com a Associação Provincial de Basquetebol, assim como a Federação da modalidade», disse Carlos Crispim, que adianta que o seu clube vai ainda trabalhar com as escolas para a pesquisa de talentos. O plantel do Ferroviário da Beira será composto por 15 jogadores, a destacar David Canivete (ex-Desportivo do Maputo), Elves Ouana (moçambicano vindo da Venezuela), Octávio Magoliço (ex-Ferroviário do Maputo) e Abel Mubetene (ex-Maxaquene). Em relação à contratação de alguns jogadores estrangeiros, o vice-presidente do Ferroviário da Beira fez saber que o clube ainda está a ponderar a situação, visto ser necessário numa primeira fase confiar no ‘produto’ nacional. Nasir Salé iniciou hoje os trabalhos com a sua nova equipa.
Filho de Samuel na mira do Manchester United
Guiné-Bissau Domingos Quina, jovem luso-guineense das camadas jovens do Chelsea, está na mira do Manchester United. O jovem de apenas 16 anos foi contratado pelo clube londrino ao Benfica há cerca de três anos e é internacional sub-17 pela seleção portuguesa, onde apontou sete golos em seis jogos disputados. Segundo o jornal Mirror, o Manchester United poderá convencer o filho do antigo central do Benfica, Samuel Quina, a ingressar nas suas camadas de formação com o argumento de que é um clube tradicionalmente mais disponível do que o Chelsea para lançar jovens formados no clube.
Situação macroeconómica do país recebe nota positiva do FMI
São Tomé e Príncipe Antoinette Sayeh, diretora do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional (FMI), está pela primeira vez de visita a São Tomé e Príncipe onde, esta terça-feira, afirmou que o desempenho macroeconómico do arquipélago tem sido positivo. Sayeh, citada pela STP-Press, disse, no entanto, que se deve «fazer muito mais, efetivamente, para se conseguir a redução da pobreza». Durante a visita a São Tomé e Príncipe, Antoinette Sayeh já se reuniu com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, com o ministro das Finanças, Américo Ramos, e com o presidente da Assembleia Nacional, José Diogo. Estão ainda previstos para hoje encontros com o Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, e com a Câmara de Comércio.
Seleções de vólei de praia mais perto dos Jogos Olímpicos
Moçambique As seleções moçambicanas de vólei de praia, seniores masculinos e femininos, estão automaticamente apuradas para a última fase de qualificação para os Jogos Olímpicos do Brasil. As equipas moçambicanas, à semelhança das restantes seleções africanas, ficaram isentas de disputar a segunda fase, em virtude da Confederação Africana de Voleibol (CAVB) ter apresentado dificuldades financeiras para organizá-la. Logo, passaram todas para a terceira e última etapa qualificativa, que terá lugar em Abril. A competição masculina será disputada, além de Moçambique, pela Tunísia, Gana, Angola, Serra Leoa, Burundi, Gâmbia, Quénia, Egipto, Marrocos e Costa do Marfim. Falta decidir qual o país anfitrião. Na feminina participam a Nigéria (organizador), Moçambique, Ruanda, Quénia, Maurícias, Serra Leoa, Marrocos, Egipto, Gâmbia, Gana, Namíbia e Burquina Faso. Duas seleções masculinas e duas femininas garantirão presença nos Jogos Olímpicos. Já com essa qualificação em mente, as seleções nacionais treinam intensamente na praia da Costa do Sol. Délcio Soares, Carlos Amilton, Sílvio Gove, Carlos Macamo, Belton Mpanda, Aldevino Nuvunga, Justino Tovela e Osvaldo Mungói constituem a pré-convocatória em masculinos, enquanto em femininos a lista é composta por Sátira Chongo, Joaquina Roque, Vanessa Muiane, Fauzia Mussane, Lizy Cambula, Leocádia Manhiça, Juliana Muchenguere, Jéssica Moiane.
Lito afastado da equipa técnica dos «tubarões azuis»
Cabo Verde Cláudio Aguiar (Lito), que enquanto futebolista representou as cores do Naval, Moreirense e Académica de Coimbra, foi afastado da equipa técnica da seleção de futebol de Cabo Verde. Conforme explica na sua página na rede social Facebook, a decisão foi tomada pelo selecionador Felisberto Cardoso (Beto). Lito não contesta a decisão, mas discorda da forma como a mesma lhe foi comunicada, ou seja, através de uma mensagem via Facebook. O antigo capitão dos Tubarões Azuis, que há cerca de quatro anos vinha exercendo as funções de adjunto nas equipas técnicas lideradas por Lúcio Antunes e por Rui Águas, considera que, pelos anos que esteve ao serviço da seleção de Cabo Verde, merecia um pouco mais de respeito do selecionador e da Federação Cabo-verdiana de Futebol.
Carnaval: Doze grupos disputam título principal em Luanda
Angola Os três dias de disputas pelo título principal de Carnaval de Luanda terminam esta terça-feira, com doze grupos da classe A em competição. Os grupos vão hoje desfilar na nova marginal, com o estilo de dança semba a dominar os desfiles, sendo que apenas um grupo optou pelo estilo cabecinha. Os favoritos ao título são os grupos União Sagrada Esperança, vencedor da edição 2015, o União Mundo da Ilha, com 12 títulos, e o União 10 de Dezembro. Este ano o Carnaval de Luanda teve um orçamento estimativo de 130 milhões de kwanzas (cerca de 745 mil euros).
José Maria Neves efetua visitas de trabalho a Luxemburgo, França e Portugal
Cabo Verde O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, efetua, a partir desta sexta-feira, visitas de trabalho ao Luxemburgo, França e Portugal, com o lançamento do fundo de investimento Afro-verde 1 na agenda. O lançamento do referido fundo que ocorre no Luxemburgo, no dia 15, é resultado de uma parceria entre o governo de Cabo Verde e o setor privado do Grão-Ducado para o financiamento de um conjunto de «projetos importantes», particularmente em Santo Antão, São Vicente e São Nicolau. Segundo o gabinete do chefe do governo cabo-verdiano, a ideia é conseguir um segundo fundo, Afro-Verde 2, para a região sul do arquipélago, por forma a auxiliar o empresariado nacional no acesso a fundos de investimento e permitir que possam desenvolver os seus projetos e, consequentemente promover o aumento e a consolidação do tecido empresarial nacional. Em França, José Maria Neves deverá encontrar-se também com várias autoridades e instituições importantes, nomeadamente a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), para além de encontros com a Comunidade radicada naquele país. Também em Lisboa, o chefe do executivo cabo-verdiano promoverá encontros com várias autoridades.
Projeto turístico do ilhéu de Santa Maria «pedra fundamental para desenvolvimento do país»
Cabo Verde O primeiro-ministro de Cabo Verde considerou, esta segunda-feira, na cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção do projeto turístico integrado do ilhéu de Santa Maria, na cidade da Praia, que o empreendimento do empresário chinês David Chow «será mais uma pedra fundamental para o desenvolvimento do arquipélago». José Maria Neves lembrou que Cabo Verde elegeu o turismo com o principal «motor» do seu processo de transformação e crescimento económico. O projeto turístico integrado do ilhéu de Santa Maria e Gamboa, que deverá ser concluído nos próximos três anos, é um investimento orçado em 250 milhões de dólares e cobre uma área de, aproximadamente, 153 mil metros quadrados. Este contempla edificações, infraestruturas e equipamentos de acesso, circulação, alojamento e funcionalidade do resort destinado ao turismo urbano de luxo e casino, sendo que abrange todo o ilhéu de Santa Maria, uma parcela da praia da Gamboa à frente do ilhéu e o espaço marítimo entre o ilhéu e a costa. A expectativa é que este investimento tenha efeitos sinérgicos para atrair outros operadores, na dinamização do turismo na ilha de Santiago, promoção de negócios, valorização estratégica do país no sector financeiro internacional, e na geração de emprego, prevendo-se a criação de 2.100 postos de trabalho diretos e o acolhimento diário a 12.000 pessoas nos sectores de comércio, lazer, desporto e cultura.
Presidente do Conselho de Ministros da CPLP esperado em Bissau quarta-feira
Guiné-Bissau Hernâni Coelho, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor Leste e presidente em exercício do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), chega à Bissau, na próxima quarta-feira, para uma visita de trabalho de dois dias. Segundo um comunicado do Ministério guineense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, «Hernâni Coelho vem acompanhado do secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy, com o objetivo de acompanharem a situação política do pais e intensificarem o diálogo com a comunidade internacional». O chefe da diplomacia timorense manterá encontros de trabalho com o homólogo guineense, Artur Silva, e será recebido em audiência pelo presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e pelo primeiro-ministro, Carlos Correia.
Arlindo de Carvalho é novo presidente do PCD
São Tomé e Príncipe Arlindo de Carvalho, ex-ministro da Saúde, é novo presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD, terceira força parlamentar em São Tomé e Príncipe. Arlindo de Carvalho substitui Xavier Mendes e foi eleito em congresso ordinário do partido, este domingo, na capital São Tomé. Além de Carvalho, os militantes do PCD elegeram ainda quatro vice-presidentes, designadamente, Delfim Neves, Olegário Tiny, Fernanda Pontífice e Filomena Pinto - o nome de quem ocupará o cargo de secretário-geral será anunciado brevemente. O PCD tem cinco dos 55 deputados que compõem o Parlamento são-tomense, composto, maioritariamente, pela ADI, com 33 deputados, seguido do MLSTP-PSD, com 16, e a UDD (um).
Quatro mil refugiados no Malawi convidados a regressar a Moçambique
Moçambique O Governo está a apelar aos cidadãos moçambicanos que se refugiaram no Malawi com receio de confrontos armados entre homens da Renamo e Frelimo, em especial no norte do país, para regressarem a Moçambique. Uma delegação chegou ao Malawi para conversar com as autoridades deste país e visitar o campo de refugiados de Kapise, onde estarão cerca de quatro mil moçambicanos. O chefe da delegação, Jorge Gune, disse à Rádio Moçambique que as autoridades moçambicanas estão a «encorajar o regresso a Moçambique dos refugiados, garantindo que serão instalados em zonas seguras e terão o apoio logístico necessário nesta etapa». De forma transitória, os moçambicanos que aceitarem regressar serão isntalados em Zobue, junto à fronteira com o Malawi. «Existem problemas, mas não há guerra em Moçambique. Queremos transmitir essa mensagem de tranquilidade», concluiu Jorge Gune.

classificações

Angola - Girabola
Moçambique - Moçambola
30. ª jornada
classificação
26. ª jornada
classificação
11-10
Ac. Lobito
-
Rec. Libolo
11-10
1º de Agosto
-
Rec. Caála
11-10
Kabuscorp
-
Benfica Luanda
11-10
Desp. Huíla
-
Progresso Lunda
11-10
Domant Bengo
-
ASA
11-10
Progresso
-
Interclube
11-10
Sag. Esperança
-
Petro Luanda
11-10
Bravos Maquis
-
Sporting Cabinda
01-11
Desp. Maputo
14:00
HCB Songo
01-11
CD Nacala
14:00
1° Maio Quelimane
01-11
Chibuto FC
14:00
Costa do Sol
01-11
Liga Desportiva
14:00
Fer. Beira
01-11
Fer. Nampula
14:00
Fer. Maputo
01-11
Fer. Quelimane
14:00
Fer. Nacala
01-11
ENH Vilankulo
14:00
Maxaquene
J
V
E
D
G
P
1
Rec. Libolo
30
16
12
2
44-20
60
2
1º de Agosto
30
17
9
4
51-23
60
3
Benfica Luanda
30
14
11
5
35-23
53
4
Kabuscorp
30
11
15
4
32-23
48
5
Interclube
30
11
12
7
34-24
45
6
Progresso Lunda
30
10
10
10
31-31
40
7
Desp. Huíla
30
10
9
11
24-33
39
8
Petro Luanda
30
10
8
12
25-28
38
9
ASA
30
10
8
12
31-39
38
10
Sag. Esperança
30
9
10
11
21-28
37
11
Rec. Caála
30
7
15
8
28-25
36
12
Progresso
30
9
8
13
35-38
35
13
Ac. Lobito
30
9
6
15
34-36
33
14
Bravos Maquis
30
8
7
15
28-40
31
15
Sporting Cabinda
30
7
10
13
31-46
31
16
Domant Bengo
30
5
4
21
28-55
19
J
V
E
D
G
P
1
Fer. Maputo
26
12
8
6
35-20
44
2
Costa do Sol
26
12
7
7
26-17
43
3
Liga Desportiva
26
12
7
7
22-12
43
4
Fer. Beira
26
11
6
9
24-21
39
5
HCB Songo
26
10
9
7
22-17
39
6
Fer. Nampula
26
9
10
7
18-18
37
7
Maxaquene
26
10
6
10
21-21
36
8
Fer. Nacala
26
9
7
10
17-15
34
9
Chibuto FC
26
8
10
8
23-20
34
10
ENH Vilankulo
26
9
7
10
23-26
34
11
Desp. Maputo
26
7
9
10
17-25
30
12
1° Maio Quelimane
26
6
11
9
17-25
29
13
CD Nacala
26
6
9
11
16-27
27
14
Fer. Quelimane
26
3
10
13
9-26
19