SÁBADO, 01-10-2016, ANO 17, N.º 6090
Ministro do Desporto diz que Gracelino Barbosa foi «exemplo perfeito daquilo que é o povo cabo-verdiano»
Cabo Verde O ministro do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, disse, na cidade da Praia, numa cerimónia de homenagem a Gracelino Barbosa, que conquistou medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (Brasil), que o atleta «foi um exemplo perfeito daquilo que é o povo cabo-verdiano, pela superação, humildade e capacidade de perceber o que estava a acontecer e a adaptação ao momento». Fernando Elísio Freire disse ainda que «com a força de Gracelino Barbosa, com a força do povo cabo-verdiano pelo apoio demonstrado, o atleta fez-nos muito felizes pela grande vitória que alcançou por Cabo Verde». No ato esteve presente o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que reafirmou a decisão da atribuição da medalha de mérito a Gracelino Barbosa e homenagear todos os atletas olímpicos e paralímpicos que representaram Cabo Verde nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, cuja cerimónia deverá acontecer no próximo mês de novembro.
TAAG aumenta ligações entre Luanda, Lisboa e Porto com novo Boeing 777
Angola A transportadora aérea angolana TAAG vai passar a voar duas vezes por dia para Portugal, utilizando o novo avião Boeing 777-300 ER, batizado de «Morro do Moco», que chegou, este sábado, a Luanda. Em declarações à margem da entrega da nova aeronave, o oitavo 777 da frota, três dos quais recebidos desde 2014, o presidente do Conselho de Administração da TAAG, Peter Hill, disse que a nova aeronave, que custou 170 milhões de dólares (151 milhões de euros), vai operar a rota para Portugal duas vezes por dia. Já a partir do final de outubro, a TAAG passará a voar 11 vezes por semana para Lisboa e três para o Porto. A transportadora aérea angolana assegura 31 destinos domésticos e internacionais com recurso a cinco Boeing 737 e oito 777, incluindo, além de Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Brasil e Cuba.
«Financiamento de grandes projetos é essencial para São Tomé e Príncipe», defende primeiro-ministro
São Tomé e Príncipe O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, considerou, durante um seminário sobre Oportunidades de Negócio em São Tomé e Príncipe, organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que «o financiamento dos grandes projetos é essencial para o país», defendendo a implementação de mais parcerias público-privadas. «Precisamos de ir à procura do dinheiro; os estudos para os grandes projetos em São Tomé e Príncipe estão concluídos, estão prontos para ser apresentados às instituições financeiras privadas, que são aquelas onde existe maior dificuldade de convencimento», assinalou o primeiro-ministro são-tomense. O encontro, que decorreu no Pestana Pousada, em Lisboa, serviu para o governante apresentar o país aos investidores, defendendo haver «espaço para as grandes empresas e também para as pequenas e médias empresas» e ainda que «deve haver mais parcerias público-privadas com o apoio do Estado». A isenção de taxas aduaneiras para a importação de madeira e seus derivados, «para preservar a floresta local», e as isenções para as áreas da saúde e da educação foram outras das medidas apresentadas pelo chefe do executivo.
Finalistas da Taça de Moçambique conhecidos este domingo
Moçambique Quatro grandes do futebol moçambicano, designadamente Maxaquene, Costa do Sol, Ferroviário e União Desportiva do Songo, procuram, este domingo, nos desafios da segunda mão das meias-finais, garantir presença na final da Taça, jogos que se perspectivam escaldantes, tendo em conta que qualquer um dos intervenientes tem hipóteses de seguir para a cobiçada partida que marcará o epílogo da temporada futebolística. No Estádio Nacional do Zimpeto, frente a frente estarão Maxaquene e Ferroviário, que empataram (0-0) na primeira mão. Ambos têm na Taça de Moçambique possibilidade de se redimirem, após falharem rotundamente no campeonato da 1.ª Divisão (Moçambola). No outro encontro, o Costa do Sol, em vantagem por 1-0, visita a União Desportiva do Songo, treinada por Artur Semedo. Os homens do planalto do Songo estão bem encaminhados no campeonato e o ritmo competitivo que tem apresentado pode ter influência decisiva nesta partida.
Nova temporada de navios de cruzeiro arranca este sábado na ilha de São Vicente
Cabo Verde A nova temporada de navios de cruzeiro que escolhem Cabo Verde como um dos destinos de eleição das agências de viagens, começa este sábado, com a chegada do MIDNATSOL ao Porto Grande, ilha de São Vicente. Segundo o Ministério da Economia e Emprego de Cabo Verde, foi preparado um vasto programa de atividades, no Mindelo e na Praia, para assinalar «da melhor forma» o início desta temporada que deverá terminar, em maio de 2017, e durante a qual são esperados cerca de 70 navios. Para esta época de cruzeiros está programado um incremento de mais de 20 escalas de navios com turistas em relação ao ano passado e, para além das ilhas de Santiago e S. Vicente, haverá escalas nas ilhas do Maio, S. Nicolau, Boavista, Fogo e Santo Antão.
Governo vai «atacar de frente» a criminalidade e insegurança urbana no País
Cabo Verde O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, garantiu, esta sexta-feira, na cidade da Praia, que o Governo vai aprovar brevemente medidas para «atacar de frente» a problemática da criminalidade e insegurança urbana. Citado pela Inforpress, Ulisses Correia e Silva anunciou que «brevemente será aprovada em Conselho de Ministros uma resolução com medidas para atacar de frente e com resultados esta questão da insegurança e da criminalidade urbana, que tem afectado, particularmente, a Cidade da Praia». Sem especificar as medidas, o chefe do executivo cabo-verdiano adiantou, no entanto, que «serão a nível judicial, da ação policial e da inclusão social». O relatório anual sobre a situação da justiça em Cabo Verde, entre 1 de agosto de 2015 e 31 de julho de 2016, registou 120 homicídios, concluindo-se que a criminalidade aumentou 6,7% relativamente ao ano anterior.
Avião da TAAG levanta voo com trabalhador preso no porão
Porto Um funcionário da Portway ficou preso, este sábado, no porão de um avião da Transportadora Aérea de Angola (TAAG) que descolou do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, sem ninguém se ter apercebido do sucedido. O avião, que partiu às 10.14 horas, ia em direção a Luanda quando o comandante informado da situação. O voo fez, entretanto, uma aterragem de emergência em Lisboa, segundo uma fonte da ANA Aeroportos ao Notícias ao Minuto. Já em terra, o homem foi socorrido no aeroporto Humberto Delgado pela equipa média e, em seguida, transportado para o Hospital de Santa Maria, encontrando-se estável.
Preço dos combustíveis aumentam este sábado
Moçambique Os preços de combustíveis e outros produtos petrolíferos vão aumentar este sábado, «em todo o país», segundo informou o Ministério dos Recursos Minerais e Energia através de comunicado. Assim sendo, a gasolina passará dos actuais 47.52 meticais para 50.02 meticais o litro, o gasóleo de 36.81 meticais para 45.83 meticais o litro. Por sua vez, o petróleo de iluminação sobe de 28.64 meticais o litro para 33.06 meticais, enquanto o gás domésticos (GPL) passa de 55.45 meticais/kg para 58.54 meticais/kg. Já o gás comprimido (GNV) sofrerá um acréscimo de 17.75 para 24.90 meticais. De acordo com o comunicado do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, «esta medida surge da necessidade de se proceder à atualização das componentes de custos com a importação dos produtos petrolíferos, das margens dos distribuidores e do retalhista, aplicadas na venda ao público do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL)». Recorde-se que o último ajustamento do preço dos combustíveis e produtos prolíferos ocorreu em 2011.
Pescador morto por tubarão na Baía de Inhambane
Moçambique Um pescador morreu, esta sexta-feira, depois ter sido gravemente ferido por um tubarão, quando se encontrava a pescar na Baía de Inhambane, na cidade de Maxixe. Esta foi, aliás, a segunda morte que aconteceu na área em menos de um mês, gerando grande preoucupação nos residentes locais, sobretudo na comunidade piscatória.
Moçambique conquista Torneio Challenge Trophy em andebol nos escalões de sub-20 e sub-19
Moçambique Moçambique conquistou o Torneio Challenge Trophy da zona Austral em andebol masculinos (sub-20) e femininos (sub-19), ao vencer nas finais as seleções da Zâmbia, triunfos que garantiram o apuramento para a fase continental. A equipa masculina ganhou de forma folgada, 35-21, mas o mesmo não se pode dizer em relação à feminina, que teve que se aplicar até ao limite das forças para vencer (25-21). Nesta competição, que decorreu na África do Sul, as duas seleções de Moçambique mostraram ser muito superiores em relação aos adversários. Nota: em masculinos, Moçambique venceu pela quinta vez consecutiva a prova.
Christine Jaulmes nova representante da UNICEF na Guiné-Bissau
Guiné-Bissau A francesa Christine Jaulmes é a nova representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Guiné-Bissau, anunciou a delegação da organizão no país. A dirigente era, até à data, a representante adjunta do UNICEF noutro país da África Ocidental, no caso o Togo, período durante o qual coordenou todos os programas da agência. Christine Jaulmes já foi jornalista e responsável pela comunicação de outros escritórios do UNICEF. A nova representante em Bissau substitui o moçambicano Abubacar Sultan, designado para as mesmas funções em Luanda (Angola).