Quase 100 empresas portuguesas na Feira de Calçado de Milão

Economia 16-09-2017 17:32
Por Redação
Portugal volta a ser a segunda maior delegação estrangeira na principal feira de calçado do mundo, levando de domingo a quarta-feira à MICAM, em Milão (Itália), 96 empresas responsáveis por 8300 empregos e 550 milhões de euros de exportações.

Segundo destaca a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), esta nova aposta do sector em Itália acontece num ano em que as exportações portuguesas de calçado caminham para novo máximo histórico, a manter-se o ritmo de crescimento de 6,3% registado até junho.

Portugal exportou, no primeiro semestre de 2017, 43 milhões de pares de calçado no valor de 960 milhões de euros, valores que, a confirmar-se até final do ano, significam o oitavo ano de crescimento do calçado português nos mercados externos” sustenta a associação, responsável pela presença portuguesa na MICAM.

Na primeira metade de 2017, o calçado português cresceu em praticamente todos os mercados relevantes, salienta a APICCAPS, apontando o acréscimo de 5,2% na União Europeia (UE), fruto dos bons desempenhos em países como França (mais 4% para 202 milhões de euros), Holanda (mais 6% para 136 milhões de euros) e Alemanha (mais 8% para 181 milhões de euros)”.

Já para Itália as exportações de calçado português somaram 27 milhões de euros, enquanto as importações ficaram pelos 24 milhões, o que resultou num saldo comercial positivo de três milhões de euros.

Fora do espaço europeu, destaque para os crescimentos nos EUA (mais 7% para 35 milhões de euros), Rússia (mais 32% para 13 milhões de euros), Canadá (crescimento de 30% para 12 milhões de euros), Angola (mais 126% para 11 milhões de euros) e Japão (aumento de 6% para 11 milhões de euros).

Atualmente, a indústria portuguesa de calçado exporta mais de 95% da sua produção para 152 países dos cinco continentes.
Ler Mais

Nas últimas 24 horas

Mundos

Destaques

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais