Funeral de Mahamudo Amurane realiza-se sábado

MOÇAMBIQUE 06-10-17 6:37
Por António Mavila, Maputo

O funeral do Presidente do Conselho Municipal de Nampula, baleado na última quarta-feira (4 de outubro), por indivíduos até agora a monte, realiza-se sábado no cemitério da Faina, arredores de Nampula.

As cerimónias, segundo o programa, iniciam-se às 7 horas locais, através da realização de missa de corpo presente na Sé Catedral de Nampula, para uma hora depois deslocar-se ao salão nobre do município local, onde serão lidas diversas mensagens.

Estranhamente, no programa no que toca à apresentação de mensagens de condolências, não consta o nome do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Entretanto, a Polícia da República de Moçambique (PRM) repeliu na quinta-feira uma manifestação violenta nas artérias da cidade de Nampula, em protesto contra o assassinato do edil da urbe, Mahamudo Amurane.

Os residentes da urbe, ficaram chocados com a notícia do assassinato e juntaram-se para realizar uma manifestação, onde empunhando dísticos incendiaram pneus na via para repudiar o sucedido, exigindo justiça.

A PRM apela calma aos residentes do município de Nampula e a não optar pela violência uma vez que a corporação está a trabalhar em estreita colaboração o Serviço de Investigação Criminal (SERNIC), o Ministério Público no acompanhamento que culminará com o esclarecimento do caso.

Inácio Dina porta-voz do Comando Geral da Policia, citado pelo Folha de Maputo, disse que a corporação está satisfeita com o nível de cooperação até aqui demonstrado pelas testemunhas, na procura de todos os detalhes que podem levar a identificação dos presumíveis autores do ato hediondo que tirou a vida ao edil de Nampula.