Low preocupado com «sinais alarmantes» nos clubes alemães

ALEMANHA 04-10-17 7:55
Por Redação

O selecionador da Alemanha mostrou-se preocupado com os resultados dos clubes da Bundesliga na última jornada das competições europeias. Todos os seis clubes envolvidos na Liga dos Campeões e na Liga Europa saíram derrotados dos respetivos jogos.

«É um facto alarmante, deixa-nos preocupados», começou por dizer em conferência de imprensa, antes de acrescentar: «É um pouco para tirar conclusões e dizer que é uma tendência. Bayern e Dortmund ainda podem conseguir o apuramento.»

Nesta jornada ‘negra’ para a história do futebol alemão muito contribuiu o desaire (0-3) do Bayern em Paris, que acabou por ditar a saída do treinador Carlo Ancelotti. Mas houve ainda as derrotas do Dortmund e do Leipzig, também para a Champions, e ainda Colónia, Hoffenheim e Hertha Berlim, na Liga Europa.

Na última temporada, nenhum clube alemão chegou às meias-finais de uma competição europeia, o que aconteceu pela primeira vez desde 2004/05. Joachim Low disse que existem «razões» para este declínio do futebol alemão, mas que este «não é a altura» indicada para fazer essa análise.

E deixou mais um alerta: «É errado dizer que a Bundesliga é o melhor campeonato do mundo. Aqueles que dizem que os melhores talentos do mundo estão na Alemanha, estão errados. Em França, Espanha e Inglaterra também há jogadores jovens extraordinários que jogam ao mais alto nível.»

«É um erro acreditar que, porque temos talentos, todos ganharemos no futuro. Não foram precisos os resultados da semana passada para começar a pensar no que podemos melhorar na Alemanha, inclusive nas camadas jovens», rematou Joachim Low.