Novo Continental GT em produção; vendas arrancam em março

BENTLEY 09-11-2017 17:11
Por Auto Foco
No final do 1.º trimestre de 2018, início das entregas do Continental GT no mercado português. A 3.ª geração do 1.º automóvel da Bentley fabricado sob o controlo do Grupo VW assenta na plataforma MSB para carros com motores dianteiros longitudinais e tração dianteira ou quatro rodas motrizes – entre os beneficiários desta arquitetura encontra-se, por exemplo, o Porsche Panamera. Como os antecessores, o desportivo conta com 4 lugares, com os ocupantes dos bancos traseiros a desfrutarem de mais liberdade de movimentos, devido ao aumento significativo da distância entre eixos (10,5 cm). Preço: 261.261 €.

O crescimento da distância entre eixos não beneficiou somente a habitabilidade. Assim, também foi possível arrumar o motor de 12 cilindros e 6 litros numa posição mais próxima do centro do eixo longitudinal do automóvel, otimizando a distribuição de massa entre os eixos (55-45% em vez de 58-42%) e o centro de gravidade. A caixa automática tem 8 velocidades, controlo de arranque (Launch Control, 0-100 km/h em 3,7 s) e modo de condução à vela, que desacopla o V12 da transmissão, aliviando a pressão no pedal do acelerador, para movimento por inércia que reduz o consumo de combustível. A tração é integral. A Bentley, para o coupé com 635 cv, homologou velocidade máxima de 333 km/h.

O Continental GT tem duas redes elétricas, de 12V e 48V. A 2.ª permite-lhe contar com o sistema de barras estabilizadoras ativas que conhecemos do Bentayga, do Audi A8 e dos Porsche Cayenne e Panamera. O mecanismo aumenta ou diminui a rigidez de acordo com vários parâmetros, ora melhorando o conforto, ora otimizando o comportamento. Existem quatro modos de condução: Comfort, Sport, Bentey e Custom (personalizado). O programa intervém nos funcionamentos de suspensão, barras estabilizadoras, V12 e caixa de velocidades.

No habitáculo do Continental GT, luxo e sofisticação, como é habitual nos Bent- ley e, no centro do painel de bordo, monitor de 12,3’’, a cores e tátil, para seleção dos principais sistemas do carro, co-mo o info-entretenimento. A instrumen- tação, digital, permite-nos liberdade quase total de reconfiguração. Entre o equipamento, faróis dianteiros com tecnologia MatrixLED e assistências eletrónicas à condução de ponta, como reconhecimento de sinais, controlo do ângulo morto dos retrovisores, alerta para a saída involuntária da faixa de rodagem ou trava- gem automática, no caso de não reação ao aviso de risco de colisão.

O sistema de travagem é tão poderoso como o V12, com discos dianteiros de 420 mm e traseiros de 380 mm. De série, rodas de 21’’ (pneus 265/40 à frente e 305/35 atrás). Opcionalmente, discos carbocerâmicos e rodas de 22’’.
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