Presidente da Comissão Europeia em Cabo Verde no final de novembro

Cabo Verde 02-11-2017 14:24
Por Lusa
O presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, deverá visitar Cabo Verde no final do mês de novembro, anunciou hoje, em nota, o ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades cabo-verdiano (MNEC).

"O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker deverá visitar Cabo Verde nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, trazendo na agenda novos compromissos com Cabo Verde", refere o MNEC.

A visita surge em resposta ao convite do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, aquando da sua visita a Bruxelas, em outubro de 2016, e na sequência de uma visita de trabalho do ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, a Bruxelas, entre os dias 23 e 27 de outubro.

No âmbito desta deslocação, adianta o MNEC, Luís Filipe Tavares manteve encontros com a representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, e com os comissários europeus para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, e Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

"Nos vários encontros foram abordados temas tanto da agenda bilateral, como multilateral, bem como os progressos alcançados no quadro da implementação da Parceria Especial União Europeia/Cabo Verde e perspetivas para o reforço da cooperação em domínios considerados chave para o desenvolvimento de Cabo Verde", refere o MNEC.

O futuro das relações entre os países ACP (África Caraíbas e Pacífico) e a União Europeia (EU), a implementação da Agenda 2030 e a 5ª Cimeira União Africana/União Europeia foram igualmente "extensivamente analisados", acrescentou o MNEC

Luís Filipe Tavares reuniu-se igualmente com o homólogo belga, Didier Reynders, com quem assinou um acordo aéreo entre a Bélgica e Cabo Verde com vista ao reforço das ligações aéreas entre os dois países.

Ainda no quadro da missão, o ministro cabo-verdiano encontrou-se com responsáveis da companhia Brussels Airlines, que iniciou a 29 de outubro a realização de dois voos semanais para as ilhas da Boavista e do Sal.

"A visita do chefe da diplomacia cabo-verdiana à Bélgica e à União Europeia visou reforçar as ações que vem sendo desenvolvidas pelo governo de Cabo Verde em prol do reforço da cooperação com a União Europeia e seus Estados-Membros e o relançamento de perspetivas de cooperação em domínios chaves como a liberalização dos vistos, a segurança, a economia marítima e o turismo", sublinha a nota do MNEC.

A visita serviu igualmente para reforçar o apelo de Cabo Verde à União Europeia e seus para participarem nos esforços de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola que Cabo Verde atravessa.
Ler Mais

Últimas Notícias

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais